A comunidade romena, através da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC, comemora a conquista das cidadanias romenas.
 
Na última semana, 6 de julho de 2022, ocorreu o juramento a Bandeira da Romênia de 19 membros da comunidade, somando 31 cidadanias incluindo os filhos menores, descendentes de imigrantes romenos e integrantes da Associação.
 
O ato aconteceu na cidade de Florianópolis, na ocasião da visita oficial diplomática da Embaixadora Senhora Monica Mihaela Stirbu e o Cônsul Geral Senhor Florin Palade em SC.
Desta forma, o Presidente Adriano Soehn, em nome da Associação, congratula a todos pela conquista da cidadania e pelo sonho realizado de se tornarem cidadãos romenos.
 
Em especial, agradece a Embaixadora e ao Cônsul Geral por este olhar de carinho com a nossa comunidade e oportunizarem este momento ímpar na vida dos novos cidadãos romenos e de nossas famílias.
 
Em nome da Associação não poderia deixar de demonstrar uma profunda gratidão e orgulho a todas as pessoas e famílias que sempre acreditaram e lutaram por este sonho e por este direito. Décadas se passaram, porém nossos antepassados nunca perderam a esperança e o olhar no futuro.
 
Em nome da nossa grande comunidade, um agradecimento ao Cônsul Geral Honorário de SC, Senhor Edson Roberto Dreher e a Diretora Cultural, Senhora Florentina Muller Gruhlke, pelo apoio, pela organização e pelos incansáveis serviços dedicados a nossa comunidade e também pelo auxilio na realizaçao deste sonho de centenas de pessoas .
 
Ainda, ao Alexandre Ruscheinski pela organização do grupo de viagem e todas as providencias para que este momento se tornasse possível, a Patricia Soehn pelo registro fotográfico e a todos os integrantes que participaram e se envolveram neste ato solene , de emoção, de alegria e de homenagem aos nossos antepassados.
 
Aos novos cidadãos e cidadãs, nossos cumprimentos e de felicitações. É uma honra poder contar com mais cidadãos romenos em nossa comunidade. Juntos seremos sempre mais fortes, todos engajados no mesmo sonho: ROMENOS.
 
Acompanhe as fotos do juramento. Clique aqui
 
Por Patrícia Soehn