Nesta segunda-feira (18/12) ​o Centro Universitário FAI fez a entrega dos certificados para a 2ª turma do curso Aprender Romeno. O curso, oferecido na Instituição, contou com a parceria da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. De acordo com o coordenador das Atividades de Extensão, professor Kurlan Frey, o curso básico de Língua Romena teve duração de 60 horas e foi conduzido pela professora Florentina Muller Grulke. 

A professora lembrou das conquistas da Associação nos últimos anos e disse ter participado junto com o Cônsul Edson Dreher de curso intensivo na Romênia no mês de julho passado, a fim de aprimorar os conhecimentos da língua e poder transmitir aos alunos. "Já estamos vendo a possibilidade de no ano que vem oferecer o nível 2, já que temos duas turmas que fizeram até agora o nível básico", destacou Florentina.

Já o presidente da Associação, Canísio Muller, agradeceu a parceria com a FAI, agora já formando a segunda turma do Aprender Romeno. Agradeceu também o empenho da professora Florentina, descendente de imigrantes Romenos, que não mede esforços para propagar o conhecimento sobre a Romênia, país que faz parte da União Europeia. 

O Cônsul Honorário Edson Dreher, também falou das conquistas desde a fundação da Associação, e que mais recentemente tem estreitado os laços com a pátria mãe. "Estamos buscando fazer nossa parte no encaminhamento de projetos e parcerias com a Romênia. Queremos também trazer para a região nos próximos anos o presidente daquele país, para que possa conhecer nossa realidade e ver como estão os imigrantes, seus filhos, netos e bisnetos", explicou o Cônsul. 

A Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, parabenizou a todos e falou dos encaminhamentos já realizados através da Associação e Consulado. "Estamos nos transformando em Centro Universitário e também melhorando as possibilidades de ensino, através da mesclagem do presencial e plataformas digitais. Talvez em breve possamos oferecer o curso de Romeno também neste modelo, atingindo dessa forma descendentes e simpatizantes de lugares mais distantes", propôs a Diretora de Ensino.

Participantes da 2ª turma do Aprender Romeno: Adriano Soehn; Anastácia Maria Müller Grings; Camila Müller Theisen; Daniela Zundel; Deise Soehn; Elio Groth; Erasmus Grings; Felícia Müller Theisen; Francisco Grings; Jackes Leandro Zundel; Jorge Schroeder; Márcio Luis Schroeder; Marlene Dill; Paulo Fernandes Sebben e Rogerio Jose Haas.

Veja todas as fotos da Formatura