A programação neste domingo, 08 de outubro, iniciou pela manhã com assembleia na igreja matriz de Tunápolis, seguida de celebração religiosa e almoço ao meio dia no Lar dos Idosos, com cardápio típico da culinária Romena.

O encontro em Tunápolis teve a presença do novo embaixador da Romênia no Brasil, Stefan Mera, acompanhado de sua esposa, a embaixatriz Ligia Mera. 

Demais autoridades presentes no evento, o Cônsul Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Dreher, presidente da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste Canísio Muller, professora Florentina Gruhlke, prefeito de Tunápolis Renato Paulata acompanhado do vice-prefeito Aquiles Bamberg, prefeito de São João do Oeste Fernando Bisigo e o vice-prefeito de Iporã do Oeste, Alexandre Ruscheinsky, também integrante da Associação. 

A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, por volta de 1920. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, nove pessoas imigrantes da Romênia estão vivas e apesar da idade avançada, entre 90 e 96 anos, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste domingo.
A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

O Consulado da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste há três anos, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. 

O Consulado iniciou um trabalho para auxiliar os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Album de fotos: Festa dos Romenos 2017 (76)