Grande número de descendentes e imigrantes romenos esteve reunido no domingo (23/11) na cidade de Mondai para participar do 18º Encontro da Associação dos Imigrantes e Descendentes Bessarabianos. A novidade foi à participação do Cônsul de Curitiba, Orcival Henning, e do historiador também de Curitiba, Ayrton G. Celestino. O evento teve início com a recepção dos convidados e autoridades regionais e apresentação de grupo de canto de Mondai e do Coral 25 de Julho também da cidade.


Cônsul da Romênia prestigia 18º Encontro dos Bessarabianos

Na seqüencia o presidente da Associação, João Welter, abriu o Encontro e encaminhou os trabalhos da assembléia. Os ilustres visitantes, Cônsul e Historiador, fizeram explanações sobre a Romênia, inclusive apresentando fotos da atualidade. Várias foram as manifestações todas com o objetivo de saber mais detalhes daquele país.

O evento seguiu com aprovação do balanço financeiro da Associação e antes do almoço foi realizado culto ecumênico dirigido pelo pastor da Igreja Evangélica Luterana e o padre vigário da Igreja Católica. O almoço e todo evento aconteceu no Pavilhão Católico de Mondai.

À tarde o ponto alto foi a apresentação do documentário sobre os imigrantes da Romênia para o Brasil, produzido sob a coordenação da professora Florentina Muller Grulke. O objetivo do documentário é mostrar as autoridades romenas, a existência de comunidades com imigrantes e descendentes aqui no Brasil. O material produzido em forma de filme emocionou os presentes, principalmente os imigrantes que contaram ou viram contada parte da sua história.

No documentário foram destacadas as atividades da Associação, como também a influência dos imigrantes romenos no desenvolvimento da região que compreende os municípios de Mondai, Iporã do Oeste, Tunápolis, São João do Oeste e Itapiranga, com ênfase na indústria e comércio, prestação de serviço, educação e personagens políticos descendentes. “Como este foi o pré-lançamento do documentário, agora ele será finalizado com os ajustes observados pelos expectadores. O material deverá ser traduzido para o romeno e só depois enviado para as autoridades daquele país, para o reconhecimento da Associação, sendo este o primeiro passo para talvez no futuro se conseguir a dupla cidadania”, explica Florentina, uma das descendentes.

Cônsul da Romênia visita Indústria de Móveis Henn e a Têxtil Oeste

Na manhã de sábado o Cônsul da Romênia Orcival Henning e o historiador de Curitiba, Ayrton Celestino, acompanhados por integrantes da comissão organizadora do Encontro em Mondai realizaram visita nas duas principais empresas da cidade. Logo cedo a visita foi na Móveis Henn, onde foram recepcionados pelo diretor comercial, Leandro Cristofoli e pelo Juarez Welter, que apresentaram todo processo produtivo da empresa que já exporta para diversos países. O interesse comercial foi um dos assuntos tratados com o Cônsul que elogiou a atuação da empresa, que iniciou suas atividades em 1992.

Já na Têxtil Oeste o diretor presidente Henrique Deiss, descendente romeno, recepcionou a comitiva e apresentou inicialmente vídeo institucional da empresa. Em seguida, mostrou todo parque fabril com suas modernas máquinas extrusoras e teares.
A Têxtil Oeste é uma empresa de terceira geração dentro da cadeia do plástico, possui a produção totalmente verticalizada e voltada às necessidades de seus clientes. Seu parque industrial conta com aproximadamente 12.000m² de área construída e opera com modernos equipamentos.

A capacidade e a qualidade de produção estão diretamente relacionadas com a tecnologia empregada no processo produtivo. A Têxtil Oeste trabalha com tecnologia e sistemas de produção modernos, o que demonstra a preocupação da empresa em acompanhar as inovações do setor para atender a necessidade dos seus clientes com eficiência. Atualmente comercializa seus produtos na América do Sul e outros países.

O próximo encontro dos Bessarabianos será em segundo domingo de setembro de 2009. Apresentação das fotos - Breve histórico (conforme Florentina Muller Gruhlke) Romenia.pps (arquivo powerpoint)

Galeria de Fotos